Páginas

Como plantar Pêssego a partir da semente (Processo de Etratificação)

       
   Como plantar Pêssego a partir da semente (Parte -1)




Plantar pessegueiros a partir da semente dá um pouco trabalho desde o inicio com a estratificação da semente, germinação e plantio, e plantar o pessegueiro através da semente e mesmo com o crescimento relativamente rápido comparando com outras arvores, você terá que aguardar 3 ou 5 anos, se tiver pressa é melhor um pé já desenvolvido, mas vamos lá, não desanime... 




Primeira Etapa: Separar algumas sementes.

A semente do pêssego esta envolvida em um caroço, parecido com noz, essa semente é bastante resistente, então muita paciência e cuidado ao abri-la.
Você precisara de um martelinho de cozinha, um alicate, ou uma faca (deixe a faca como última opção) pois é mais fácil cortar o dedo que abrir essa casca, então paciência...muita paciência...


Segunda Etapa: Semente e papel toalha.
Terceira Etapa:Separe a maior quantidade que puder, pois nem todas germinarão... Coloque todas em um papel toalha ou guardanapos, e cubra com outro papel.



Quarta Etapa: Feito isso, umedeça o papel,


Quinta Etapa: e coloque dentro de um pote fechado ou dentro de um plastico ou sacola, feche bem.

Agora começa o processo chamado de estratificação. Esse processo de estratificação possibilita reproduzir artificialmente a temperatura que a semente necessita para quebra de dormência e germinar.
Agora leve o plastico com as sementes para a geladeira, coloque ela em um canto que ninguém vá incomoda-las, por volta de 3 semanas as sementes devem ter germinado.

*A MINHA NÃO GERMINOU, ENTÃO FIZ O SEGUINTE: 

Retirei elas da geladeira, coloquei em um canto dentro de casa, com sombra, mantive o papel úmido (isso é importante, não deixe secar)... Deixei um pouco mais de uma semana, e finalmente...







Acho até que demorei demais para ver a brotação, olha o tanto de raízes, mas deu certo...
Separei um vaso de plastico mole, pois depois terei que transplantar para o local definitivo, e vaso maleável facilita bastante. Misturei um pouco de terra do quintal com húmus, caso você ainda não produza seu próprio húmus, compre em uma loja de jardinagem, ou até pela internet, tem diversas lojas que vendem. Eu poderia até misturar mais substrato, mas a terra e o húmus foi suficiente por agora.










Deixe a terra bem fofa e plante as raízes para baixo e deixe o broto para fora da terra, caso não tenha o broto ainda, não se preocupe, plante as raízes para baixo, que o broto vai achar seu caminho.





Sempre que eu planto alguma semente ou muda, espalho em volta casca de ovo ou carvão picado, isso evita que caracol e lesmas ataquem seu broto, o pêssego pelo que percebi não atrai nenhum deles, mas é sempre bom prevenir.












Após 47 dias, ficou assim:



















Vídeo do Processo de Estratificação:










Vou transplanta-lo em breve, e postarei as fotos, o pessegueiro exige alguns cuidados especiais para evitar doenças e pragas, até a produção de frutos, vou postante o conhecimento que adquiri...


Nenhum comentário:

Postar um comentário